ANVISA LIBERA CREATINA E CAFEÍNA

21-08-2010 20:45

 

Nesta Terça-feira (27/04/2010) foi divulgada a liberação da Creatina no Brasil. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) divulgou novas regras para Suplementação de atletas que, entre outras medidas, libera a comercialização de Suplementos Alimentares de Creatina e de Cafeína no país, até a edição da nova portaria, que será publicada até a próxima segunda-feira (03/05/2010). A Creatina era comercializada irregularmente para atividades de alto rendimento.

A Diretora da ANVISA, Maria Cecília, justificou a liberação da Creatina argumentando que a proibição da Creatina vigorava até hoje por conta da falta de estudos sobre o efeito dessa substâncias na saúde do atleta. “Não se tinha segurança sobre o uso da Creatina. Até hoje, os produtos que tinham no mercado eram todos clandestinos. A partir de agora, com os estudos que foram feitos, a Creatina foi liberada e PODE ser comercializada”, garantiu Maria Cecília.

 
 
O Brasil era o último país do mundo que ainda não havia liberado a Creatina, agora com a autorização para a comercialização de Suplementos Alimentares de Creatina, a liberação da Creatina anunciada pela ANVISA é “extremamente positiva” e abre caminho para algum dia, a Creatina ser usada pela população em geral, e por idosos especialmente, até mesmo mais do que em atletas. 


Em termos de segurança, eu diria isso com tranqüilidade. A Creatina não é uma substância salvadora, mas seus efeitos terapêuticos são extremamente promissores, por mais que a Creatina tenha sido ‘maltratada’ nos últimos anos", afirma Maria Cecília.
 
Voltar